sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Artigo publicado em 16/11/2011 em www.rh.com.br - por Simone Cezário


A importância do RH para a organização na Prevenção de Passivos Trabalhistas 


Em algumas visitas ao Fórum Trabalhista da Barra Funda, tive a oportunidade de observar o grande número de audiências que ocorrem diariamente nas diversas Varas, o que me chamou muito a atenção e me trouxe a um questionamento: "Qual o motivo de tantos Passivos Trabalhistas?".

Em muitos casos a resposta vem da falta de atenção e de acompanhamento das organizações, no que diz respeito à legislação.
Muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, entregam o seu Departamento Pessoal nas mãos de uma Contabilidade e não têm dentro da própria organização um único profissional, com o básico de conhecimento, para analisar e conferir os cálculos e as informações enviados pela prestadora de serviços.
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é de fácil acesso a todos e qualquer empresário, independente do porte de sua empresa precisa ter a noção dos direitos e dos deveres referentes aos seus colaboradores. Instituições, como o SEBRAE, por exemplo, oferecem gratuitamente cursos online com o básico de Departamento Pessoal.
Quem nunca ouviu de uma empresa, o questionamento sobre um determinado pagamento ou, no momento de uma demissão, a seguinte frase: "Esta correto, foi à contabilidade (ou o sistema) que calculou assim?".
A grande oferta de softwares de RH e os prestadores de serviço no ramo aumentam a confiança das organizações ao entregar suas informações. Porém, para utilizar este tipo de serviço, o profissional precisa entender como funciona para poder orientar seu colaborar no momento de uma dúvida, porque não há algo mais desmotivador do que a desconfiança sobre sua remuneração.
Acredito que as empresas precisam ter em mente que os custos de uma ação trabalhista são muito mais altos do que o pagamento correto de remunerações, tributos e cumprimento de demais itens da CLT. E se é através do trabalho do colaborador que a empresa obtém seus resultados, este merece, no mínimo, receber seus pagamentos e as orientações de forma correta.
Ter um profissional de RH dentro das organizações, independente da terceirização, torna-se imprescindível. A auditar as informações referentes aos recursos humanos é tão importante como os dos demais departamentos, pois nele estão envolvidos os interesses empresariais e pessoais.
Assim, como em todos os serviços contratados pela organização, os cálculos trabalhistas merecem atenção e ressalto: ninguém melhor do que um profissional da área que possui o conhecimento técnico e que também conhece o negócio da empresa para questionar a veracidade destas informações. Ou seja, como em todas as situações, a prevenção é o melhor remédio para redução dos Passivos Trabalhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário