terça-feira, 20 de março de 2012

Experiência X Oportunidade



                                                     por  Simone Cezário

A escolha de uma profissão é um momento muito importante na vida de um indivíduo, e com ela vem a expectativa da iniciação no mercado de trabalho acompanhada do dilema experiência X oportunidade, que faz parte deste momento e costuma ocorrer normalmente na busca do primeiro emprego ou na saída da universidade.

Empresas oferecem vagas para recém-formados, porém em muitos casos a experiência anterior faz parte das exigências do perfil. Aí vem a pergunta, como este profissional em inicio de carreira vai conseguir ter a experiência exigida se não encontra a oportunidade?

Uma saída são os programas de Trainee e Estágios, que além do emprego oferecem todo o preparo e acompanhamento para este profissional que adentra o mercado. Mas, nestes casos ainda encontramos mais uma barreira, a das outras exigências, como segundo idioma, faculdade de primeira linha, entre outros. Tornando assim, uma oportunidade para poucos.

Sabemos que a preparação profissional é essencial, mas a experiência é o que verdadeiramente ensina e a união da teoria com a pratica traz o aperfeiçoamento. Acredito que as organizações precisam enxergar a grande vantagem de contratar um recém-formado ou alguém que nunca trabalhou, pois este profissional não terá os “vícios” de outras organizações e poderá moldar seu conhecimento teórico conforme a necessidade da empresa. Além da energia e vontade de “fazer acontecer” que este tipo de perfil costuma trazer.

            Estamos em um momento de crescimento que o mercado esta totalmente aquecido, os olhos do mundo estão voltados para o Brasil. Tanto empresas como profissionais precisam aproveitar esta fase pois, novas profissões estão surgindo e com elas as oportunidades.

Então fica a dica: para as empresas, invistam também em novos talentos, sejam mais flexíveis em suas exigências; e aos profissionais, busquem aperfeiçoamento sempre e fiquem atentos ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário